terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cão Guia ( Um amigo que guia )



Depois de um tempinho sem postagens,eu volto aqui com um tema MARAVILHOSO que é o do " Cão Guia de cegos "

O Cão,esse maravilhoso e amigo animal de estimação não é só um companheiro de todas as horas mas também um grande guia para os deficientes visuais.
Cães de respectivas raças como Pastor Alemão, Golden Retriever e Retriever do Labrador,
são treinados para tal função destinada aos deficientes visuais.As raças variam de acordo com o país,mas cães vira-latas também podem ser treinados para cão guia.
O cão precisa ter características e aspectos exemplares e que se encaixem no perfil para a função que será designada a este.Como pelagens,inteligência,o porte,a facilidade em aprendizado entre outros.
Os cães são treinados por um longo periodo de tempo,para que possam desempenhar as funções fundamentais para o seu dono.

Os cães guias necessitam de tratamento e cuidados especiais,e aqui vai alguns deles :
*Os cães guias de cego não devem ser tocados por pessoas estranhas durante o seu ‘horário de trabalho’; *Não distraia ou tente brincar com ele enquanto ele estiver trabalhando. O seu dia-a-dia é bastante estressante e deve ser respeitado

Uma observação de grande importância :

Aqui no Brasil ainda são poucas as pessoas que contam que esse auxílio, mas aos poucos as associações começam a investir em projetos de capacitação e treinamento de cães para esta função. Para completar o quadro, a ignorância e a falta de solidariedade ainda chegam a impedir que os portadores de deficiência visual possam transitar livremente com seus cães em locais públicos.

Acessem o site http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.htm
(O site fornece diversas informações sobre os cães guia e como adquiri-los)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!