sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Animais Marinhos : Golfinhos-Mamíferos Aquáticos






Nosso Blog abrange todo e qualquer tipo de assunto animal, seja ele doméstico ou não. Mas quase sempre eu falo sobre a espécie mais domesticada;Mas pesquisando,resolvi fazer uma série de postagens sobre animais marinhos,que são lindas criaturas da água.
Acredito que poucas pessoas tem interesse em saber sobre animais marinhos,e muitas delas até mesmo não gostam,mas pensando em expandir esse assunto eu resolvi falar sobre.Porque animais marinhos também fazem parte da vida animal.

Como eu tenho visto alguns programas em que falou muito de Golfinhos,eu escolhi esse bichinho lindo,carinhoso e brincalhão,para o nosso assunto de hoje.

OBS: A postagem que eu havia colocado no blog sobre masacre de golfinhos tive que exclui-la por problemas nas imagens,mas em breve voltarei a posta-la.

Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes à família Delphinidae. São perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, dentre os de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.

São nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz a um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.

Sua excelente inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamentos que não estejam diretamente ligados às atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculos ou para caçar suas presas.

Habitat

O habitat de 33 espécies de golfinho é na água salgada, perto da costa ou no mar aberto. Porém 5 espécies vivem em rios e lagos, como o Boto da Amazônia. Alguns, de água doce, vivem no encontro da água doce com a salgada.

Predadores

Os predadores dos golfinhos são os tubarões, as orcas e o ser humano. Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasião em que ocorre um mutualismo. O golfinho encontra o cardume e os pescadores jogam as redes aprisionando os peixes e deixam os golfinhos se alimentarem para depois puxarem as redes. Desse modo, ambas as espécies se beneficiam do alimento. Porém muitas vezes os golfinhos acabam se enroscando nas redes, podendo morrer.

Alimentação

Os golfinhos são caçadores e alimentam-se principalmente de peixes e lulas, mas alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupo e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, provavelmente conseguem estas informações pela excreções químicas dos peixes, presentes na urina e as fezes.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfinho

Então gostaram ?
Espero que tenham gostado...Pois eu amo esses bichinhos tão fofinhos.
Eles são criaturas dóceis e muitos vivem em cativeiros e são muito bem treinados para fazerem shows.Acredito que já devem ter visto algum showzinho de golfinhos.É muito lindo e encantador.

Então é isso,fiquem ligado,pois colocarei sites e vídeos sobre a espécie no nosos BLOG.

Até a próxima postagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!